Tudo bem?
A dica de hoje é baseada no livro O Alienista. A rede globo através de um programa chamado Caso Especial produzia uma série de adaptações literárias ou não, onde contava uma história por episódio. Foi nesse programa que surgiu o Caso Especial: O Alienista. Produzido em 1993, com Marco Nanini como o excêntrico Dr. Simão Bacamarte, essa história que se passa no século XIX retrata a burguesia hipócrita da época. Esse médico resolve desenvolver suas teorias a respeito do tratamento da loucura, conhecimento que ele adquiriu na Europa. A cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro fica à revelia deste homem que resolve julgar quem era louco e quem era são na cidade. Ele cria a casa verde, um hospício onde ele interna os doentes que até então eram tratados em casa por familiares. Porém, num surto surpreendente ele resolve que os cidadãos honestos e os justos também eram loucos, chegando ao ponto de internar quase toda a cidade. Na medida em que vai analisando suas teorias, vai alterando o tratamento dispensado aos pacientes. Mas a cidade já está desconfiada do médico insano, reagindo a este. O médico acuado toma uma resolução inusitada e surpreendente. Com outros nomes de peso da teledramaturgia brasileira, como Milton Gonçalves, Cláudio Corrêa Castro, Antônio Calloni, Marcelo Tas, Sérgio Mamberti, Luiz Fernando Guimarães, Giulia Gam e Marisa Orth essa história irá não só te divertir, como também te fazer refletir.
Dados do episódio:
Original: O Alienista (1993)
Livro de: Machado de Assis
Diretor: Guel Arraes, Jorge Furtado
Roteirista: Guel Arraes, Jorge Furtado, Pedro Cardoso
E também temos uma segunda dica que é o filme Azyllo Muito Louco de 1970, que é uma adaptação livre do mesmo livro. Neste caso, Simão Bacamarte é retratado na figura de um padre. Este filme foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes na mesma época.
Eu assisti apenas o primeiro, e posso dizer que é uma excelente adaptação, quem dera fossem tão fiéis as histórias nas adaptações de hoje em dia, enfim e mesmo sem assistir o segundo imagino que seja muito bom também já que foi indicado a um prêmio tão importante.
Caso Especial: O Alienista (1993)
Azyllo Muito Louco (1970)
Assistam e divirtam-se!!!
Com carinho, R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário